Cada vez mais crescente a quantidade de brasileiros dispostos a mudar para Portugal, seja porque estão insatisfeitos com o cenário político brasileiro, seja porque desejam uma vida mais tranquila em um país seguro.
Portugal é o país com a maior comunidade brasileira de imigrantes. Em 2022 já eram 252 mil residentes e o número não para de crescer.
Mas por onde começar quando surge a vontade de mudar?
O primeiro passo é verificar se tens direito à nacionalidade portuguesa, pois essa sem dúvida a melhor forma de imigrar para Portugal, já que você chega aqui como um cidadão português.
Vale muito a pena conversar com aquela tia mais velha, o avô e verificar se eles lembram por acaso de algum ascendente português e começar as buscas.
Mas se não é esse o seu caso, há muitas outras opções de imigrar através dos vistos de residência: Estudos, trabalho, empreendedorismo, rendas próprias, aposentados e outras modalidades.
Qual modalidade escolher? De acordo com a suas características pessoais e profissionais, essas opções poderão variar muito!
Por exemplo, já está aposentado no Brasil e a sua pensão em reais é equivalente a um salário mínimo português? Pode ser que se enquadre no visto de aposentados (há outros requisitos).
Ou ainda, tem um negócio digital, onde a empresa não precisa da sua presença física para continuar a funcionar, pode ser que se enquadre no visto de rendas próprias (há outros requisitos).
Conseguiu uma proposta de trabalho de uma empresa portuguesa? Isso te da direito a imigrar também.
Além disso, há opções de cursos, especializações, metrados, que igualmente te dão direito a residir aqui.
Felizmente, opções legais não faltam para aqueles que desejem imigrar legalmente para Portugal e recomeçar a vida em um país mais tranquilo.
Leve em consideração essas opções gerais e passe a analisar as suas hipóteses.
Entre em contato para avaliarmos o seu caso.
Comments